Quantcast
Channel: Consultores e Freelancers
Viewing all articles
Browse latest Browse all 124

Como ser um Especialista reconhecido: parte 1

$
0
0

Introdução

Há uma pequena minoria de profissionais que atrai uma grande dose da atenção das respetivas indústrias onde eles estão. A imprensa pode gostar delas, e as empresas procuram-nos pelo seu conhecimento e sabedoria. Enquanto que eles podem não ser famosos a uma escala global, estes profissionais são conhecidos na indústria e admirados pelos colegas. Eles atendem frequentemente conferências e escrevem para conhecidas publicações. A reputação e o nome deles pode até levantar o moral e as receitas das firmas para as quais trabalham.

Estes são os chamados Especialistas Visíveis e o sucesso deles não ao acaso. De facto, o sucesso deles pode ser modelado e copiado. Nesta série de artigos, seis no total, irei mostrar-te como é que um especialista pode ter uma maior perceção e reconhecimento no mercado dele. Aproveita, acho que vais gostar da viagem.

O que é um Especialista?

A maior parte dos profissionais de serviços em firmas têm um certo nível de conhecimento e especialização. Em muitos casos, há indivíduos dentro duma firma que podem ser legítimamente considerados como especialistas. Enquanto que eles podem ser conhecidos com os colegas e dentro da firma ou até mesmo dentro do âmbito da profissão deles, podem ser desconhecidos em comunidades maiores de potenciais clientes ou líderes de opinião. Podemos chamar a estes “especialistas invisíveis”.

Ao contrário destes, temos temos especialistas que são conhecidos em toda a comunidade e área de negócios nas quais eles atuam. Por exemplo, pensemos no Bill Gates ou Steve Jobs na tecnologia, Donald Trump no imobiliário ou Warrem Buffet nos investimentos. As opiniões deles podem ser notícia ou começar tendências. Eles são o ideal daquilo que podemos consider o Especialista Visível.

DEFINIÇÃO DE ESPECIALISTA VISÍVEL

O conceito de Especialista Visível é intuitivo e fácil. Esta pessoa combina as qualidades de grande perceção e visibilidade em áreas específicas de especialização. Exemplos de especializações poderão ser programação, marketing, ou engenharia. A especialização também pode estar associada a assuntos em vez de cargos, como por exemplo, reformas no Estado a nível de saúde ou brechas de segurança de computadores.

Quer um Especialista Visível seja um perito num serviço ou num assunto, ele ou ela tem de ser vivível para o público que lhe é de interesse. O Especialista Visível é alguém com quem as pessoas podem contar para conselho transparente e uma opinião genuína.

O Especialista Visível é um indivíduo com grande visibilidade e reconhecida peritagem que consegue ter boa influência no meio dum público específico.

A fama por si só não chega. Muitas pessoas são bem conhecidas mas não têm nenhum tipo de competências específicas. E da mesma forma, competência técnica por si só também não chega, porque não interessa quão impressionante a pessoa pode ser em determinado serviço ou assunto, é insuficiente. Estas duas qualidades têm de ser combinadas de maneira a que possam produzir resultados tangíveis.

BENEFÍCIOS DE SER UM ESPECIALISTA VISÍVEL

  1. Aumentar a visibilidade da firma. Ao melhorar a sua própria visibilidade, o Especialista Visível aumenta a visibilidade de toda a empresa. isto é um benefício fácil que as firmas podem desfrutar. As tuas pessoas são o teu produto.
  2. Atrair novos clientes. Com visibilidade e competência vêm potenciais clientes. Esta é uma relação fácil de perceber que serve como uma base importante para os profissionais na área do marketing já há mjuitos anos. Os potenciais clientes acreditam que um expert poderá ser um bom investimento para resolver os problemas deles.
  3. Cobrar mais. Os bons prestadores de serviço podem normalmente cobrar-se de mais pelo serviço deles. Ajuda ser um expert reconhecido na nossa indústria para isto assim acontecer.
  4. Reinforçar a marca da empresa. Fácil de perceber com esta fórmula: reputação da firma x visibilidade. Ter um Especialista Visível ajuda claramente nisto.
  5. Efeito de Halo. O efeito de halo é um fenómeno psicológico na qual a perceção positiva que uma pessoa tem de um indivíduo ou empresa irá influenciar a perceção de suas outras qualidades a nível positivo também. Por exemplo se acharmos que alguém é atraente, também podemos achar que serão inteligentes ou amigáveis. Neste caso um Especialista ajuda com certeza.
  6. Atrair parceiros de peso. Da mesma forma que os clientes são atraídos por um Especialista Visível, também o são os potenciais parceiros. O estatuto do perito e a sua visibilidade tornam esta tarefa mais fácil.
  7. Recrutamento fácil. Uma outra vantagem é como a presença dum Especialista Visível ajuda a recrutar talento para o teu projeto. Muitos invidívuos talentosos querem trabalhar com alguém que seja reconhecido como uma autoridade na sua área.

No próximo artigo vamos explorar como começar o processo de como te tornares um Especialista Visível ou ajudares alguém na tua firma a atingir esse estatuto. Tudo começa com um entendimento e a perceção de onde estás agora.

Ler parte 2: Como ser um especialista reconhecido: parte 2


Viewing all articles
Browse latest Browse all 124