Empreendedorismo = Liderança
Empreendedorismo é liderar, que pode ser liderar os clientes para um novo produto ou serviço, liderar uma equipa para o rendimento máximo e liderar um negócio para a oportunidade ideal do mercado, ao passo que dar o máximo de retorno para os investidores. A maioria dos empresários sentem que têm o talento e as competências necessárias no que toca à liderança, mas têm algumas dificuldades em conseguir desenvolver estas capacidades e medir a eficiência delas.
Grande parte de ser um líder é confiança pessoal e iniciativa. Qualquer pessoa consegue desenvolver as suas capacidades inatas de liderança para conquistar sucesso na vida e nos negócios. A peça-chave é aprender das lições da vida de outros, uma coisa que nunca irás ter numa sala de aula.
9 Fatores de Liderança em Empreendedorismo
Eis as lições mais importantes de empreendedorismo e liderança que não são ensinadas nas escolas.
1. Praticar liderança verdadeira vs falsa liderança
Ser autêntico requer honestidade, consciência e uma perspetiva desinteresseira. Os empreendedores que são genuínos lideram através do poder da influência pessoal, ao invés do medo. Aqueles que fingem dependem da posição, autoridade e manipulação, e tudo isto são ganhos a curto termo com perdas a longo prazo.
2. Começa com a visão, mas passa para a ação
A visão dá-te a direção para que a tua empresa ou o teu projeto não falhe redondamente. Enquanto comunicas a tua visão com os teus colegas, parceiros ou investidores, irás estar a reinforçar as tuas convicções e a obter reforço deles. A liderança é definida pela ação. Tens de agir para seres bem sucedido, portanto confia em ti e começa e mexe-te antes de estares pronto.
3. A importância do pensamento crítico
Pensar de forma crítica é a capacidade de pensar friamente, de forma racional e independente sem tendências tendenciosas. O pensamento crítico não é apenas acumular informação, e não deve ser confundido com ser crítico das outras pessoas. Um empreendedor tem de praticar pensamento crítico para ser um líder, ao invés de seguir a sabedoria convencional.
4. Liderança vem com o acompanhamento da equipa certa
Um empreendedor não tem apenas de escolher os membros de equipa corretos, mas tem também de comunicar contínuamento a visão deles, as tarefas necessárias, e dar mentoring e feedback a cada um deles. Não te concentres demasiado no produto e pensar que a equipa vem de arrasto.
5. Faz o papel de cliente do negócio que lideras
Um empresário de sucesso pratica ver “a floresta pelas árvores”. Eles metem-se no papel do consumidor e olham para o negócio deles da forma que um cliente iria fazê-lo pela primeira vez. Também ajuda perguntar aos novos clientes aquilo que eles vêem. Mas também ajuda imaginá-lo, e é necessário alguma humildade para engolirmos o nosso orgulho e as nossas tendências para podermos fazer melhorias de forma contínua.
6. Coaching e mentoring são vitais para o papel de liderança
Um bom líder certifica-se que cada pessoa está a ter exatamente aquilo que eles precisam para o papel que eles desempenham e para o crescimento deles como indivíduo ou profissional. As pessoas que ficam postas de lado, ou ignoradas da nossa atenção, são pessoas sem liderança que não podem usufruir da nossa orientação.
7. A importância de escuta ativa
Tanto os empreendedores como as pessoas no geral precisam de praticar a liderança ao escutar as pessoas de forma mais atenta. Escutar mesmo, não é esperar pela oportunidade de falar. Ouvir os clientes, os parceiros, os investidores, os distribuidores. É difícil de ouvir quando estamos a falar, e muitas pessoas são boas a ouvir enquanto não estão a escutar nada.
8. Tempo para soluções, em vez de tempo para problemas
É fácil ficar subjugado com os problemas do dia a dia de gerir um negócio ou um projeto que nem temos tempo para trabalhar em soluções ou a estratégia que te irá dar a capacidade e sucesso a longo prazo que precisas. Pergunta a cada membro da tua equipa para ser o próprio CEO/chefe dos seus próprios problemas, e por tua vez, irás assim arranjar mais tempo para as soluções.
9. Usa as tuas emoções com a intensidade certa
Os verdadeiros líderes estão em controlo das suas emoções mas sabem usar os sentimentos ou reações para destacar algo. Por exemplo, um líder dum negócio talvez deva reagir com intensidade para qualquer tipo de violação de valores, e reagir de forma mais branda à próxima crise. Reflete sempre antes de reagires. E isto não aprendes na sala de aula.
CONCLUSÃO
Os empreendores de classe mundial nunca vão poder ser aprendidos ou copiados a 100% a partir duma sala de aula. Isso requer trabalho, tentativa-e-erro, e aprender com a experiência. Tens que ser tanto um aluno como um professor de liderança. Vais ficar rapidamente maravilhado em como as coisas começam a cair todas no seu lugar, apesar daquilo que podes não saber. Isso é a capacidade inata da liderança a querer sair. Desfruta-a.