Quantcast
Channel: Consultores e Freelancers
Viewing all articles
Browse latest Browse all 124

10 Boas Razões Porque Blogging Pode Beneficar o Teu Negócio

$
0
0

O que é um blog?

Um blog pode ser um diário online ou um jornal pessoal que é atualizado frequentemente pelo dono. É um veiculo de expressão pessoal, um sítio para partilhar ideias, opiniões ou competências num determinado assunto que seja importante para ti.

Existem blogs pessoais e existem blogs empresariais que são a voz do teu negócio. No caso empresarial, estes blogs podem ser escritos, atualizados e geridos por uma determinada pessoa (ou várias).

blog

Foto autoria de Kristina B

Quem deve ter um blog

Todos :)

Ao princípio era pensado que esta era uma ferramenta que só a malta de informática podia ou devia ter, mas blogging entrou nas nossas vidas e foi adotado pelas pessoas no geral, e hoje em dia milhões de pessoas, muitas das quais não têm quaisquer conhecimentos de informáticos, escrevem nos seus próprios blogs graças a plataformas e gestores de conteúdos que são fáceis de usar.

Então porque é que as pessoas blogam? Como é que é bom para as empresas? É fácil de instalar?

metade da face duma rapariga virada contra quadro

Saiba porque devia estar a fazer blogging na sua empresa

Além do tipo de pessoa comum que gosta de documentar cada aspeto da vida dele ou dela ou coisas sobre os seus passatempos, os empresários encontram no blogging uma ferramenta importante por algumas das mesmas razões que as pessoas comuns assim o fazem também.

Toda a gente tem uma voz e queremos todos ser ouvidos, quer admitamos ou não, todos nós queremos reconhecimento e ser considerados um especialista em qualquer coisa – é parte da natureza humana, e blogar faz isto por ti, é o teu bocado na World Wide Web, a tua própria plataforma para comunicar uma mensagem específica e partilhá-la com um público global. É um grande meio de comunicação onde temos o potencial de alcançar centenas ou milhares de pessoas diariamente.

Blogging tem o seu próprio conjunto de regras e glossário que não iremos cobrir completamente aqui. Ainda assim, uma coisa importante a ter em atenção é qu o teu blog deve ter um propósito específico ou um tema (assunto). Pergunta a ti próprio, para que é que ele será feito? O que é que irá fazer? Para quem é? Isto porque o teu blog irá ser escrito para um público específico. Também vais perceber como o teu blog terá categorias sob o tema principal ou tópico do blog. Por exemplo, podemos escrever sobre Internet Marketing ou Pequenas Empresas e sob estas categorias escrever artigos sobre Social Media, Email Marketing, e Blogging.

Outro aspeto importante do blog é certificarmo-nos que o tom da escrita é coloquial, ou seja, conversacional e não rígido, e que damos conteúdo de valor e relevante ao mesmo tempo que devemos atualizar o blog frequentemente. Os blogs devem ser informativos mas também leves e divertidos (mesmo num contexto empresarial). Os blog mostram a nossa personalidade ou o lado humano do nosso negócio. Juntamente com o tom conversacional, o conteúdo que escrevemos deve ser direcionado para o nosso público-alvo e ser interessante e útil. Talvez ajude os seus leitores ou clientes a resolver um problema ou lhes faça sorrir.

Num contexto empresarial, queremo-nos concentrar em conteúdo que explique conceitos relacionados com o nosso negócio, produto ou serviço, ou informação relacionado com a tua indústria. Lembra-te da regra dos 80/20 da promoção: só devemos falar sobre o nosso negócio ou sobre nós 20% das vezes, os outros 80% deverá ser conteúdo genuíno e que tenha algum valor para os leitores/prospetos/clientes. Isto faz com que o público ganhe confiança em nós, porque ninguém gosta de alguém que pressiona ou está constantemente a querer vender o seu produto ou serviço.

Também queremos que o nosso público volte, portanto certifica-te que atualizas o blog quase todos os dias ou 3 vezes por semana. Conteúdo fresco é aquilo que o público quer e aquilo que os motores de busca adoram.

O blog deve ter um link para um website e vice versa, o que pode ajudar a levar tráfego de um lado para o outro e melhorar o posicionamento nos motores de busca – quando acompanhado com outras estratégias corretas de otimização.

Como é que blogging vai ajudar o meu negócio?

  1. Dá um toque humano à tua marca (pessoal ou empresarial)
  2. Dá valor e informação ao teu público-alvo (fator de confiança)
  3. Posiciona-te como um especialista na tua indústria
  4. Ajuda a promover a tua marca
  5. Ajuda a levar visitantes com frequência para o teu website
  6. Ajuda-te a conquistar clientes e crescer uma lista de emails
  7. Quando atualizado regularmente, ajuda no posicionamento com os motores de busca
  8. Dá-te a oportunidade de ter bloggers convidados e de tu servires como escritor convidado nos blogs dos outros para que possas conhecer outros públicos
  9. Ajuda a vender o teu produto ou serviço
  10. Blogs populares com muito tráfego podem ter anúncios que geram receitas

Como e onde é que começo?

Há dois tipos de plataformas de blogging: pago e gratuito. Há vantagens e desvantagens para ambos, no entanto, para aqueles que estão a começar neste meio, deve-se experimentar o gratuito primeiro, do género como o Blogger ou a versão gratuita do WordPress. Existem mais, mas estes são os principais.

blogger e wordpress

As desvantagens para estas versões gratuitas são de que não podes ter um domínio personalizado no teu blog porque estas versão não são de alojamento próprio. Em vez disso, o teu blog irá estar num programa duma plataforma gratuita dum servidor que é partilhado com muita gente, e o teu blog irá ter um nome do género blogger.com/oteublog.

A desvantagem de não alojarmos o nosso próprio blog é que não temos controlo sobre aquilo que acontece ao blog no futuro se estas plataformas gratuitas forem descontinuadas ou se tentarmos transferir os artigos do nosso blog para uma versão paga e auto-alojada.

As versões pagas, como é o caso da versão paga do WordPress, são pagas porque alojamos o blog nós próprios. O software não se paga, paga-se é o alojamento.

Faz uma pesquisa na net para saber que tipos de plataformas de blog existem disponíveis para ti. Eu uso o WordPress a nível pessoal e em trabalhos com clientes, mas também uso o Expression Engine, uma plataforma paga que também é alojada no servidor do cliente. Nota que os blogs podem ter designs personalizados já que existem templates (modelos), tanto pagos como gratuitos.

tecla de comentário no teclado

Tens algum blog ou gostavas de criar um? GOSTA da minha agência digital no Facebook e diz qual é o teu nome de domínio do blog e o tema dele para o teu público-alvo.

Se estás a pensar criar um ou gostavas de saber mais, contacta-me.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 124